Conheça o Turismo Religioso de Pedreira

PAINÉIS BÍBLICOS DA NECRÓPOLE SANTA CRUZ

Retrata passagens bíblicas que podem ser apreciados ao longo do trajeto de acesso à Necrópole Santa Cruz. Muito apreciado pelos moradores e visitantes que se deslocam até o local para homenagear seus familiares já falecidos, em datas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Finados.

Localização: Rua Angelo Ferrari

MORRO DE MARIA

Inaugurado durante as comemorações dos 110 anos de Pedreira. Os painéis foram pintados em azulejos por artistas plásticos locais que representam os Mistérios do Rosário.

Localização: Rua Paulo Ferraresso – Acesso ao Bairro Jardim Andrade

COMPLEXO TURÍSTICO DO MORRO DO CRISTO

O acesso ao morro existe desde 1932 quando os soldados constitucionalistas implantaram ali suas trincheiras. Na década de 1940 teve início a peregrinação ao morro durante a Sexta-Feira Santa. Em 1 de maio de 1950 foi inaugurada a imagem do Sagrado Coração de Jesus, ficando o local conhecido como “Morro do Cristo”. Em 1980, foi urbanizado com calçamento de paralelepípedos e instaladas as estações da Via Sacra em painéis de azulejos pintados pelos artistas plásticos de Pedreira que retratam o calvário de Jesus. O local também chegou a possuir um avião, modelo Viscount, da VASP, localizado no primeiro platô, incendiado na década de 1990.

Em 1996, é inaugurada a Praça Nossa Senhora Aparecida no local onde se localizava o avião. Em 1997, inaugura-se o Monumento Constitucionalista em homenagem aos soldados pedreirenses combatentes na Revolução de 1932. Em 2000, é inaugurado o Portal, em estilo às construções de Jerusalém. Outra opção de acesso ao morro é por meio do Teleférico. Em agosto o morro recebe o Festival de Pipas que atrai visitantes de toda a região e durante a Sexta-Feira Santa o local recebe milhares de turistas e peregrinos que oram, pagam promessas durante a caminhada. O local também proporciona uma vista privilegiada de vários pontos da cidade.

Localização: Avenida Joaquim Carlos, Vila São José

IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA APARECIDA

A igreja reúne a população católica de um dos bairros mais populosos da cidade, o Jardim Triunfo, e arredores.

Localização: Rua Nossa Senhora Aparecida – Jardim Triunfo

IGREJA MATRIZ DE SANT’ANA

Construída entre o final do século XIX e início do século XX em estilo neogótico, possui na fachada vitrais que retratam passagens bíblicas com a Capela do Santíssimo. Em comemoração ao Centenário da Paróquia em 1999 foi construído um monumento homenageando os sacerdotes que já administraram a igreja.

Localização: Rua Siqueira Campos, Centro

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTONIO

A construção da igreja teve início em maio de 1973, em terreno doado em 1972 pelo Dr. Sylvio de Aguiar Maya, sendo que foi construída em louvor a Santo Antonio de Pádua, vindo a mesma a receber um novo projeto visual e arquitetônico em sua fachada, englobando sua área frontal um jardim com a imagem do santo, sendo posteriormente a imagem colocada na torre da igreja.

Localização: Rua Alfredo Martinelli – Vila Santo Antonio

CAPELA NOSSA SENHORA IMACULADA CONCEIÇÃO

Construída entre os séculos XVIII e XIX, possui altar com imagem da padroeira proveniente da França e outras imagens vindas de Portugal; possui também sinos da época do Império e graças aos seus moradores, mantêm as principais atividades religiosas, como os festejos da padroeira, Nossa Senhora Imaculada Conceição.

Localização: Estrada Basílio Vieira de Godoy – Bairro Entre Montes

CAPELA SANTA RITA

Construída no final dos anos de 1950, está localizada na área onde se localizava a indústria de porcelana Nadir Figueiredo, e desde os anos de 1970 realiza a tradicional Festa e Procissão de Santa Rita no dia 22 de maio em homenagem à padroeira do bairro.

Localização: Rua Jorge Duprat de Figueiredo – Bairro São Nilo

CAPELA BOM JESUS

Construída em 1896 em estilo colonial, em terreno doado pelo Cel. João Pedro de Godoy Moreira, retrata a fé religiosa do povo do final do século XIX, sendo que foi provisionada por Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcante, Bispo de São Paulo e benta pelo Padre Alexandrino Felicíssimo do Rego Barros em 9 de março de 1897.

Localização: Rua Bom Jesus – Vila Canesso

MORRO DO CRUZEIRO

O primeiro Cruzeiro foi construído em 1956, em terreno doado pelas famílias Trolezi e Thomazini. Demolido, atualmente foi construído um novo cruzeiro com a implantação de praça e estacionamento ao redor para os visitantes que se deslocam até o morro e ao cemitério.

Localização: Rua Angelo Ferrari – Vila Canesso

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!

Saiba mais...

Perto do Céu e de braços abertos pra você!

Perto do Céu e de braços abertos pra você!

A Reinauguração e reativação do Teleférico Municipal José Luiz Serra, acontecerá no próximo sábado, dia 30 de julho, no Complexo…

Promoção "Turismo Pedreira"

Tá a fim de concorrer a vale-compras para gastar em Pedreira?
Vote em Pedreira para prêmio TOP do destino turístico

Vote em Pedreira para prêmio TOP do destino turístico

Pedreira participa do Prêmio Top Destinos Turísticos na categoria Turismo de Compras
Planeje sua Viagem

Planeje sua Viagem

Que tal conhecer Pedreira este fim de semana? Se programe para conhecer cada cantinho da nossa cidade. Veja as informações…
Conheça o Turismo Religioso de Pedreira

Conheça o Turismo Religioso de Pedreira

Pedreira também é muito conhecida pelo turismo religioso. Conheça os pontos principais.
Agora estamos nas Redes Sociais!

Agora estamos nas Redes Sociais!

Em Pedreira, você encontra atrações para todos os gostos. Visite os pontos turísticos da cidade e aproveite para registrar esse…
plugins premium WordPress